ORIENTAÇÃO TÉCNICA - CURRÍCULO DE ARTE E CULTURA NAS ESCOLAS
Professores Coordenadores - CICLO I
30/08/2011
Acho que o quintal onde a gente brincou é maior que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade. Mas o que eu queria dizer sobre o nosso quintal é outra coisa. Aquilo que a negra Pombada, remanescente dos escravos do Recife, nos contava. Pombada contava aos meninos de Corumbá sobre achadouros. Que eram buracos que os holandeses, na fuga apressada do Brasil, faziam nos seus quintais para esconder suas moedas de ouro, dentro de grandes baús de couro. Os baús ficavam cheios de moedas dentro daqueles buracos. Mas eu estava a pensar em achadouros da infância. Se a gente cavar um buraco ao pé da goiabeira do quintal, lá estará um guri ensaiando subir na goiabeira. Se a gente cavar um buraco ao pé do galinheiro, lá estará um guri tentando agarrar no rabo de uma lagartixa. Sou hoje um caçador de achadouros de infância. (...) Manoel de Barros
CONTEXTUALIZAÇÃO INICIAL
Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, o Projeto Lugares de Aprender oferece oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam os equipamentos culturais disponíveis na cidade de São Paulo. Nessa perspectiva de trabalho da escola com a arte e a cultura, o trabalho do professor, responsável pela mediação do aluno com o conhecimento, será apoiado por materiais pedagógicos que reforcem a intencionalidade das experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas, em especial nesse momento a visita a Instituição Cultural Museu da Energia de Itu/SP.
OBJETIVOS DO ENCONTRO
Conhecer os princípios norteadores do “Programa Cultura é Currículo”.
Direcionar procedimentos para realização das visitas à Instituição Cultural.
Conhecer os Subsídios para Desenvolvimento de Projetos Didáticos.
Experimentar práticas relacionadas a energia.
CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO
Projeto Lugares de Aprender.
Orientação para a visita ao Museu de Energia de Itu / SP.
Construção do Portfólio como registro das atividades desenvolvidas.
Energia: sustentabilidade e tipos de energia.
_____________________________________________________________________Projeto Lugares de Aprender.
Orientação para a visita ao Museu de Energia de Itu / SP.
Construção do Portfólio como registro das atividades desenvolvidas.
Energia: sustentabilidade e tipos de energia.
29/06/2011
“Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar,
coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”.
Exposição de Material Pedagógico - Livros - Cds - Dvds
coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”.
Exposição de Material Pedagógico - Livros - Cds - Dvds
Reflexão CURRÍCULO REAL X CURRÍCULO OFICIAL
_____________________________________________________________________
ENCONTRO DO PC DE ENSINO MÉDIO
22/06/2011
CURRÍCULO DE ARTE
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”
Albert Einstein
Situações de Aprendizagens em Artes Visuais - Dança - Teatro - Música - Nutrição Estética
_____________________________________________________________________
ENCONTRO DO PC DE ENSINO FUNDAMENTAL
18/05/2011
CURRÍCULO DE ARTE
Socialização do Grupo - Proposição para Sondagem
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em TEATRO
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em DANÇA
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em MÚSICA
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em NUTRIÇÃO ESTÉTICA
PARABÉNS à todos, por se permitirem materializar sua experiência,
ousando a ter um "novo olhar" sobre o pensamento curricular em Arte.
CURRÍCULO DE ARTE
Organização das equipes para o desenvolvimento das situações de aprendizagem do caderno do aluno.
Socialização do Grupo - Proposição para Sondagem
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em ARTES VISUAIS
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em DANÇA
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em MÚSICA
Socialização do Grupo - Situação de Aprendizagem em NUTRIÇÃO ESTÉTICA
ARTE essa linguagem de potência estranha que ousa e se aventura a falar de acontecimentos e percepções da vida pela voz de fazedores de práticas artísticas, sejam ou não artistas.
PARABÉNS à todos, por se permitirem materializar sua experiência,
ousando a ter um "novo olhar" sobre o pensamento curricular em Arte.
_____________________________________________________________________
ENCONTRO DO PROFESSOR COORDENADOR
CULTURA É CURRÍCULO
28/04/2011
28/04/2011
Esse encontro objetivou focar o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, interando Professores Coordenadores sobre o Programa Cultura é Currículo, refletindo sobre temas discutidos em Orientação Técnica dos Professores de Arte e orientações às visitas a serem realizadas aos espetáculos de música do Programa Ouvir para Crescer - PROJETO ESCOLA EM CENA.
_____________________________________________________________________
A ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A PARTIR DE UM CURRÍCULO QUE VISA A QUALIDADE DE ENSINO
A PARTIR DE UM CURRÍCULO QUE VISA A QUALIDADE DE ENSINO
Objetivos: Discutir uma proposta de análise do Currículo, centrada na identificação de fundamentos teóricos e na articulação em sala de aula, bem como ações de formação e instrumentos de acompanhamento e intervenção no debate permanente sobre o currículo nas escolas.
Dinâmica: Valorização dos Saberes prévios a das experiências.
Propostas de Ação:
ü LEVANTAMENTO DO ACERVO DE ARTE NAS ESCOLAS;
ü FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS;
ü OFICINA PRÁTICA COM PROFISSIONAIS EM SUAS ÁREAS ESPECÍFICAS;
ü CONVERSA COM ARTISTAS DA REGIÃO;
ü VISITA AOS ESPAÇOS CULTURAIS: ARTES VISUAIS, TEATRO, DANÇA E MÚSICA.
PARCERIA:
Secretaria de Cultura de Votorantim
_____________________________________________________________________
REPLANEJAMENTO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PILAR DO SUL - 10/03/2011
Parceria com a Diretoria de Ensino de Votorantim
_____________________________________________________________________
FINALISTAS FESTIVAL DO MINUTO - 2010
EVENTO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
13 DE DEZEMBRO DE 2010
Marcelo Masagão - Kátia CENP
EE PROFº AZARIAS MENDES – VOTORANTIM
Renata Ribeiro Cé - Professora de Arte
Renata Ribeiro Cé - Professora de Arte
Léa Dias de Moraes Yabiku - Diretora da Escola
EE MARIA HELENA S. CERQUEIRA CÉSAR– PIEDADE
Rosely Oettinger Ristau - Diretora da Escola
Maria Aparecida Paes de Medeiros - Professora de Arte
O Sonho de Bruninho - MENÇÃO HONROSA
EE PROFº AZARIAS MENDES – VOTORANTIM
Gesley - Fabricio Eduardo - José Carlos - Roger - ENSINO MÉDIO
The Dream
EE MARIA HELENA S. CERQUEIRA CÉSAR– PIEDADE
Eliza Kaori Ogata – Fernanda - Taina - Thayanara - ENSINO FUNDAMENTAL
Parabéns a todas as escolas que participaram do Concurso Minuto Escola.