MUSEU DA ENERGIA DE ITU - 18/10/2011
E.E. RECANTO SÃO MANOEL - Salto de Pirapora
Projeto ESCOLA EM CENA
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 21/06/2011
Escolas: Anna Cuevas - Afonso Vergueiro - Benedicto Leme - Benedicto Rodrigues
Daniel Haddad - Jardim Primavera
Grandes Formações: A Música para ser Regida
A Orquestra Sinfônica é um conjunto de várias famílias de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão, que são chamadas também de naipes. Cada "naipe" tem um líder. E o líder geral da orquestra é o primeiro violino (chefe dos violinos), chamados spallas. Para saber mais leia o Livreto recebido nos espetáculos.
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 14/06/2011
Escolas: Cida Lacerda - Rechineli - Odilon - Anchieta - Baillot - Pedro Dias
ÓPERA - A Música agregando Artes
Deu seu surgimento na Itália, passando por todas as transformações vindas de outros centros europeus - como França, Alemanha e Áustria -, a ópera deixou de ser um divertimento para grandes plateias. Tornou-se algo refinado e consumido por uma seleta audiência de admiradores entusiastas e quase sempre entendidos. Mas nada tira o apelo popular desse gênero, com sua força dramática e sua forma de retratar o amor e as relações amorosas.
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 07/06/2011
Escolas: Maria Paula - Maria Tereza - Miguel Pires - Theodora - Selma Maria
Gêneros Musicais: A MÚSICA POPULAR
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 31/05/2011
Escolas: Carlos Augusto- Clementino- Dímpina- Leonor- Maria Helena- Maria Ignês
Gêneros Musicais: MÚSICA ERUDITA
O termo vem do latim, eruditus, que significa "educado" ou "instruído". É usado para designar a música feita dentro de padrões acadêmicos e que segue parâmetros estéticos que foram se fixando no decorrer da história da música. Cada época musical teve características próprias, a que chamamos estilo. A música erudita não é sinônimo de música "difícil", porque apesar de designer composições complexas como as fugas, composições musicais semelhantes ao cânon, fala também de puro entretenimento, como as operetas, "pequenas óperas" de caráter mais leve e próximo do gosto popular.
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 24/05/2011
Escolas: Wilson Prestes - Senador José Ermírio - Cel João Rosa
MELODIA e HARMONIA: Cada Nota em seu Lugar
Desde o nascimento de qualquer música, melodia e harmonia surgem intimamente relacionadas. Toda melodia tem uma harmonia escondida que lhe serve de suporte ainda que seja tocada ou cantada sem ela.Uma harmonia nasce da organização consecutiva de sons de alturas diferentes que se combinam para expressar ideias musicais. A harmonia é a convivência dos sons organizados em acordes e encadeamento de acordes.
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 17/05/2011
Participação da Escolas: Evilázio de Góes - Pedro Augusto - Comendador
RITMO: quando o tempo vira arte
Participação da Escolas: Evilázio de Góes - Pedro Augusto - Comendador
RITMO: quando o tempo vira arte
Ritmo é um evento sonoro que acontece de maneira repetida no tempo, em sintonia com o elemento fundamental da música que é o pulso, tema tratado no primeiro espetáculo. Podemos dizer que o ritmo é a combinação de duas características do som: duração e intensidade. Tudo o que diz respeito a ritmo envolve movimento.
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 10/05/2011
Participação da Escolas: Azarias Mendes, Clotilde Beline e Daniel Verano
O SOM: A Matéria Prima da Música
Participação da Escolas: Azarias Mendes, Clotilde Beline e Daniel Verano
O SOM: A Matéria Prima da Música
Som é a sensação produzida em nosso ouvido quando é atingido pelas vibrações de um corpo sonoro. O som se propaga em ondas, em todas as direções, exatamente como ocorre na água quando atiramos uma pedra. Quando atinge a membrana de nosso tímpano fazendo-a vibrar também, esse estímulo é transmitido para o cérebro que o interpreta e nos permite saber o que estamos escutando: Música? Sons da natureza? Ruídos?
PROGRAMA OUVIR PARA CRESCER - 03/05/2011
Participação da Escolas: Alice Rolim, Antonieta Ferrarezi e Armando Rizzo
PULSO: O Tempo na Música
A música só existe no tempo! Por isso dizemos que é uma arte temporal. Ela acontece num espaço delimitado, tem um começo um desenvolvimento e um final. Por isso, é bem importante desenvolver a memória para apreciar melhor música. O Pulso é a maneira mais simples de organizar o tempo musical.
Participação da Escolas: Alice Rolim, Antonieta Ferrarezi e Armando Rizzo
PULSO: O Tempo na Música
A música só existe no tempo! Por isso dizemos que é uma arte temporal. Ela acontece num espaço delimitado, tem um começo um desenvolvimento e um final. Por isso, é bem importante desenvolver a memória para apreciar melhor música. O Pulso é a maneira mais simples de organizar o tempo musical.
______________________________________________________________________________
Projeto LUGARES DE APRENDER VISITA À 29ª BIENAL DE ARTES - 2010
______________________________________________________________________________
Projeto LUGARES DE APRENDER
CATAVENTO CULTURAL - 2010
Escola de Tempo Integral SENADOR JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES