segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DESCUBRA A ORQUESTRA NA SALA SP 
O programa oferece ações educativo-musicais com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores das escolas participantes. Destina-se a professores e seus alunos do Ensino Fundamental e Médio, de Educação de Jovens e Adultos, de escolas estaduais, municipais e particulares e de instituições beneficentes socioculturais.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o processo de seleção de escolas e professores são semestrais e têm prazos determinados divulgados nesta página. Sugerimos visita regular para se manter informado sobre as oportunidades.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A capacitação do professor como agente de iniciação musical mostra-se um dos meios mais eficientes para a ampliação do ensino musical em nosso País. O programa de Formação de Professores da Fundação Osesp, é formado por: reunião de abertura; preparação para o evento didático; evento didático; três módulos presenciais (aos sábados); atividades via internet.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


O ENSINO DE ARTE
nos Anos Iniciais

A Secretaria da Educação realizou nos dias 22 e 23 de novembro um fórum sobre o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No evento, foi apresentado aos representantes das 91 Diretorias de Ensino as propostas para a formatação do currículo da disciplina para os alunos de 1º ao 5º ano da rede estadual.
Esta é a primeira vez que é elaborado um currículo de Arte exclusivo para essas séries.  A versão preliminar do documento que apresenta as expectativas de aprendizagem para o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental está disponível para a consulta no link abaixo:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICALIZAÇÃO
Carga Horária: 360 horas
Disciplinas:
1. Aspectos Teóricos, Analíticos e Estéticos na Música
2. Jogos e Brinquedos Cantados
3. Metodologia do Ensino da Música
4. Metodologia do Trabalho Científico I e II
5. Música e Linguística
6. Música, Cultura, Educação e Inclusão
7. Pedagogia e Prática de Ensino de Música
8. Psicologia da Música
9. Técnica Vocal
10. Tópicos em História da Música no Brasil
11. Tópicos Especiais em Teoria Musical

O curso é 100% presencial, reconhecido e aprovado pelo MEC, com professor em sala de aula especialistas, mestres e doutores. As aulas acontecem aos sábados das 09:00 as 16:00 com uma hora de intervalo.

Maiores informações: Thais Diniz Claro - Nobre Educacional
9102-9875 / 3327-4220 - Sorocaba


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


17/01/2012 | SOROCABA - JORNAL CRUZEIRO DO SUL

Professores da USP apresentam o Curso de Capacitação em Arte

Em visita a Sorocaba na tarde desta terça-feira (17), professores da Universidade de São Paulo (USP) explicaram a educadores locais e de mais seis cidades da região como será o Curso de Capacitação em Arte, que será realizado pela instituição para esses profissionais. O encontro contou com os secretários de Educação de Sorocaba, Boituva, Araçoiaba da Serra, Iperó, Porto Feliz e Votorantim, além de membros da diretoria do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs).

Rosa Iavelberg, Slvia Trivelato e Vanessa Minutella, professoras da Fundação de Apoio à Educação (Fape), da USP, mostraram como o curso será desenvolvido e os seus benefícios. "Os novos conhecimentos sobre a arte serão levados à grade curricular das escolas, elevando o conhecimento das nossas crianças", afirmaram.

Com aproximadamente 350 horas de duração (18 meses), o Curso de Capacitação em Arte terá valor de especialização e acontecerá no segundo semestre, em Sorocaba, para 30 professores da cidade e outros 30 de municípios vizinhos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CONCURSO WIZO DE PINTURA E DESENHO 2011 BRASIL/ ISRAEL TURISMO


Cerimônia de Premiação 
Auditório da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo



"4a EXPO ARTE"

E.E. BENEDICTO LEME VIEIRA NETO - Salto de Pirapora

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


"VIII SARAU DE POESIAS"
E.E. EVILAZIO DE GÓES VIEIRA - Votorantim


Projeto: "AS HERANÇAS CULTURAIS E 
OS OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS"

E.E. RECANTO SÃO MANOEL - Salto de Pirapora
 "FESTA AGOSTINA"
E.E. THEODORA DE CAMARGO AYRES - Piedade


Projeto: "UM TOQUE DE AMOR"

                 E.E. MARIA ANGELICA BAILLOT - Araçoiaba


"EM NOME DOS ARTISTAS"
Pavilhão da Bienal - Parque Ibirapuera - SP
Visita dos Alunos da diretoria de ensino da Região de Votorantim

PARQUE DO VARVITO - ITU

E.E. BAIRRO DA BARRA - Salto de Pirapora